english,   español,   deutsche,   português   française   русском,   română,   polsku,   беларускай,  

Panaceia

email address

BLUF

Aprenda com as abelhas

“Deixe as abelhas lhe ensinarem”-Brother Adam

BLUF (Bottom Line Up Front) significa que vamos começar pelas conclusões. É o assunto deste capítulo. Vou dar-lhe o atalho para o sucesso na apicultura aqui e agora. Não que o resto não valha a pena ler, mas o resto é meramente elaborado e detalhado. Com desculpas a C.S. Lewis (que disse em A Horse and His Boy, “ninguém ensina melhor a montar que um cavalo”). Eu penso que você precisa de saber que “ninguém ensina apicultura melhor que as abelhas.”. Escute-as e elas vão ensinar-lhe.

Confie nas Abelhas

“Há algumas regras de ouro que são boas guias. Uma é que quando for confrontado com algum problema no apiário e não sabe o que fazer, então não faça nada. Os problemas raramente ficam piores não fazendo nada mas podem ser piorados por intervenção inadequada.” —The How-To-Do-It book of Beekeeping, Richard Taylor

Se a questão na sua mente começa com “como obrigo as abelhas a …” então está já a pensar da forma errada. Se a sua questão é “como posso ajudar as abelhas a fazer o que estão a tentar fazer …” está no caminho para ser apicultor.

Recursos

Aqui, agora, é a simples resposta para todos os problemas apícolas. Dê-lhes os recursos para resolver o problema e deixe-as em paz. Se não lhes puder dar os recursos, então limite a necessidade deles.

Por exemplo se estão a ser pilhadas, o que precisam é de mais abelhas para defender a colmeia, mas se não lhes conseguir dar abelhas, então reduza a entrada para a largura de só uma abelha e assim cria a “passagem em Termópilas onde os números não contam para nada”. Se elas estão com um problema de traça da cera na colmeia, o que elas precisam é de mais abelhas para guardar os favos. Se não lhes pode dar mais abelhas então reduza a área que elas precisam de guardar removendo favos vazios e espaço vazio.

Em outras palavras, dê-lhes os recursos ou reduza a necessidade desses recursos que elas não possuem.

Panaceia

A maioria dos problemas devem-se à rainha.

Há poucas soluções tão universais na sua aplicação e no seu sucesso que adicionar um quadro com cria aberta de outra colmeia uma vez por semana durante três semanas. É uma panaceia virtual para qualquer problema com a rainha. Dá às abelhas as feromonas para suprimir abelhas zanganeiras. Dá-lhes mais obreiras a emergir num período onde não há uma rainha em postura. Não interfere se há uma rainha virgem. Dá-lhes os recursos para criar uma rainha. É virtualmente infalível e não é preciso encontrar a rainha ou ver ovos ou diagnosticar cuidadosamente o problema. Se tem algum problema com rainha, sem criação, preocupado que não haja rainha, isto é uma simples solução que não requer preocupação, não precisa esperar, não precisa ter esperanças nem adivinhar. Você apenas lhes dá o que elas precisam para resolver a situação. Se tem algumas dúvidas em relação à rainha numa colmeia, dê-lhes alguma cria aberta e durma descansado. Repita uma vez por semana durante mais duas semanas se ainda não tiver a certeza. Nessa altura as coisas estarão encaminhadas para ficarem bem.

Se você tem medo de transferir a rainha da colmeia dela, porque não é bom a encontrar rainhas, então sacuda ou use uma escova para tirar todas as abelhas do favo antes de colocar o favo em outra colmeia.

Se vocês está preocupado em tirar ovos de outro pacote de abelhas ou pequena colónia, tenha em atenção que as abelhas investiram pouco nos ovos e a rainha pode pôr muitos mais ovos que uma pequena colónia pode aquecer, alimentar e criar. Tirar um quadro de ovos de um pequeno novo enxame em dificuldades e trocar por um favo vazio ou qualquer favo com cera puxada terá pequeno impacto na colónia dadora e poderá salvar a que recebeu se estiver mesmo sem rainha. Se a que recebeu afinal não precisava de rainha vai preencher o vazio enquanto a nova rainha acasala e não interfere com nada.

Isto salva muita preocupação e decisão. Em vez disso você pode dar-lhes os recursos e depois observar o que elas vão fazer o que lhe dará uma boa pista do que realmente se passava. Se elas não criarem uma rainha, há provavelmente uma rainha virgem à solta na colmeia. Se elas criam uma rainha, obviamente não tinham uma ou a que tinham não era suficiente.


Michael Bush

email address

Todo o site Copyright 2004-2018 por Michael Bush

Bush Bees Página inicial