english,   español,   deutsche,   português,   français,   русском,   română,   polsku,   беларускай,  

Erros de instalação de pacotes

email address

Ao “ouvir” todos os novos apicultores em fóruns apícolas, ao ver vídeos no YouTube de apicultores sem experiência a instalarem os primeiros pacotes e ao ouvir os conselhos dos apicultores experientes quando dão as suas aulas aos novos apicultores, etc. Fico com a ideia que há muitos maus conselhos por aí. Por vezes é apenas porque um novo apicultor não sabe o que é um compromisso satisfatório para algo, mas apesar de tudo eu penso que são apenas maus conselhos. Então de seguida vou dar a minha opinião sobre muitos desses conselhos sobre o que fazer e o que não fazer.

O que não fazer:

Não as pulverize com xarope

Certamente se insiste em fazer isto não o faça muito e não use xarope muito concentrado. Com 2 partes de água para 1 parte açúcar é suficiente. Pessoalmente eu não as pulverizaria e é algo que não faço de forma nenhuma. Se você precisa de as alimentar porque não as pode instalar imediatamente pulverize um pouco na rede e espere que elas limpem tudo. Repita até elas não quererem mais. Mas eu penso que é melhor plano voltar a encher a lata com xarope. Tire-a, é claro que as abelhas podem agora sair, coloque então um pedaço de madeira ou algo similar a tapar o buraco. Se você tem o tipo de lata com um buraco redondo com um o-ringue que segura um pedaço de pano tire-o e coloque o xarope. Troque o o-ringue e pano e depois a lata. Se a lata apenas tem buracos pequenos, faça então um buraco suficiente grande para encher a lata de xarope. Depois tape o buraco com cera de abelha macia. Verifique se não há fugas de xarope e coloque a lata cheia no sítio.

Porquê? Eu já vi muitas abelhas afogadas e pegajosas por causa de latas que entornam ou que pulverizarem as abelhas ou algo pior, abelhas cheias de calor que regurgitam o conteúdo do seu estômago de mel de forma a se tentarem arrefecer. Eu não quero ver mais abelhas afogadas. Eu vi um vídeo no YouTube no outro dia de alguém a bater a caixa para que as abelhas caiam todas para o fundo, é bom se você está prestes a despeja-las na colmeia, molhando-as literalmente com xarope, virando a caixa e molhando-as um pouco mais do outro lado, depois após mexer um pouco na colmeia molhou-as de novo. Eu duvido que metade delas tenha sobrevivido.

Eu nunca vi abelhas morrerem por não as ter pulverizado com xarope.

Não as deixe na caixa onde as recebeu

Não as coloque dentro da colmeia na caixa onde as recebeu para evitar despeja-las— especialmente se a caixa ficar em cima das barras de topo com uma caixa vazia por cima. Isto é o mesmo que desejar ter problemas. Assumindo que você coloca a rainha dentro da gaiola de rainha na colmeia, as abelhas fazem cacho na prancheta de agasalho ou tampa e depois fazem favos na caixa vazia. As abelhas preferem sempre os seus próprios favos do que puxar cera sobre cera estampada e vão aproveitar todas as oportunidades que lhes der para o fazer. Não lhes dê essa oportunidade. As abelhas não são difíceis de despejar da caixa. Sim, esta é uma dessas coisas onde a gentileza e a graciosidade não ajudam mas isso não faz mal às abelhas nem as perturba. Você pode mesmo habituar-se à ideia de que um dia vai despejar um enxame numa caixa em vez de um para fora de uma caixa. Se você realmente insiste em deixá-las sair da caixa sozinhas então coloque uma caixa funda vazia (ou média ou algo parecido) no fundo, coloque a caixa com as abelhas lá dentro e depois coloque a caixa com os quadros por cima. Isto tira partido do facto que as abelhas vão tentar formar cacho no topo e assim penduram-se. Então esperemos que seja a prancheta e não as barras do fundo. Tenha a certeza que removeu a caixa em que as abelhas chegaram e a caixa vazia no dia seguinte. E não quatro dias mais tarde. Nem cinco dias mais tarde— No dia seguinte. De outra forma arrisca-se a que elas construam favos no espaço vazio.

Não pendure a rainha entre os quadros

Isto resulta quase sempre em favo extra entre dois quadros que é puxado a partir da gaiola. Liberte a rainha e não se terá de preocupar com favos irregulares. Isto é ainda mais importante quando não se usa cera estampada, por exemplo numa colmeia top bar ou quadros sem cera estampada pois basta um favo irregular para as abelhas repetirem o erro no resto dos favos seguintes. Despeje as abelhas. Deixe-as acomodar um pouco. Para a rainha não voar, puxe a rolha de cortiça da parte sem doce (de onde ela não consegue sair imediatamente) e enquanto mantem o polegar sobre o buraco deite a gaiola no fundo da colmeia e deixe-a. Coloque os quadros de volta, a tampa e vá-se embora. Não a tente libertar em cima das barras de topo. Liberte-a lá em baixo sobre o estrado.

Um dos problemas parece ser que as pessoas pensam que as abelhas ou emigram ou matam a rainha. Na minha experiência deixar a rainha na gaiola não resolve esses problemas. Se elas querem abandonar a colmeia, elas mudam-se para a colmeia do lado e abandonam a rainha. Se você libertar a rainha não impede que isso aconteça mas também não causará o problema. Eu nunca tive o problema de um enxame em pacote matar a sua rainha. Quando muitas abelhas são sacudidas a partir de colmeias diferentes para dentro de uma caixa as abelhas ficam confusas e nessa confusão elas ficam contentes por encontrarem uma rainha. Mesmo se elas matarem a rainha é quase sempre porque há já uma rainha à solta no pacote. As abelhas preferem essa rainha pois já tiveram contato com ela.

Não use um excluídor como incluídor demasiado tempo

Não use um excluídor como incluídor (para manter a abelha rainha dentro) após haver cria aberta na colmeia. Eu jamais usaria mas não há motivo para o manter depois de haver cria aberta e ele faz com que os zangões não possam voar.

Não pulverize a rainha com xarope

Vai causar problemas. Sim, isso vai impedi-la de voar, mas pode também magoá-la. Eu sei que algumas pessoas pensam que não mas aparentemente ainda não viram uma rainha meio morta e pegajosa. Eu já vi muitas. Eu não pulverizo a rainha com nada, mas se você insiste, use apenas água ou no máximo 2 partes água para 1 parte açúcar.

Não instale as abelhas sem equipamento de proteção

Você tem o suficiente para se preocupar, e um deles não tem que ser sobre as abelhas para picar você.

Não deixe o Estrado Sanitário aberto

As abelhas freqüentemente fogem quando há muita ventilação, porque sabem que não conseguirão controlar a ventilação. Qual é provavelmente uma boa razão para nunca deixá-lo aberto. Mas também eles ficam confusos e muitas vezes você acaba com a maioria das abelhas penduradas na parte inferior da tela, se você deixá-lo aberto. Coloque a bandeja. Se ela não vier com uma bandeja, faça uma. Melhor ainda, compre um fundo sólido e salve o rastreado para quando estiver abanando as abelhas ou você tiver que fechá-las por algum motivo.

Não fumigue o pacote

Elas já estão mansas e precisam das feromonas para se organizarem, encontrar a rainha, etc. Não há necessidade de interferir com essas feromonas e de qualquer forma o fumo fará pouco para acalmar um enxame em cacho ou dentro do pacote.

Não adie

Não adie a instalação de um pacote porque está a chuviscar ou o dia é frio. A menos que estejam -12ºC ou menos eu instalaria e consideraria isso como uma vantagem pois elas não vão voar e acomodam-se melhor. Apenas tenha a certeza que você lhes deu comida para elas não morrerem de fome. O mel selado é o melhor. Açúcar granulado pulverizado com água suficiente para ficar húmido e se aglomerar também serve.

Não alimente de uma forma que lhes dê espaço excessivo

Um pacote tem lá dentro uma equipa de construção de favos. Elas tentam construir favos em todo o lado que possam. Não lhes dê espaço para construírem em lugares onde elas não o devam fazer. Isto inclui colocar caixas vazias por cima onde as abelhas tenham acesso ou um espaçador para um alimentador de saco, etc. Um alimentador de quadro, um frasco por cima da prancheta de agasalho com fita isoladora a tapar todos os acessos ou algo similar são boas hipóteses. Um alimentador de fundo é bom. Alimentador de saco sobre o estrado é bom se colocar as abelhas primeiro e o alimentador de saco depois das abelhas saírem do fundo.

Não deixe quadros de fora

Nunca. Nem mesmo por alguns minutos. Muitas vezes a sua intenção é deixa-los fora alguns minutos mas esquece-se de voltar. Quando fecha a colmeia ela deve ficar sempre com os quadros todos lá dentro, ou no caso de uma colmeia top bar todas as barras. Mesmo se usar separadores para limitar temporariamente o espaço encha o espaço vazio com quadros ou barras. Você nunca sabe quando as abelhas vão descobrir uma forma de lá chegar.

Não despeje as abelhas sobre um alimentador de saco

Elas vão ficar cobertas de xarope pois há sempre algum xarope que esguicha por causa do peso das abelhas que caem sobre o saco.

Não feche a colmeia depois de ter instalado o enxame

Deixe-as voar, respirar e se orientarem.

Não deixe gaiolas de rainha perdidas

As abelhas vão formar cacho sobre as gaiolas e agir como se fossem um enxame pensando que a gaiola é uma rainha pois ainda cheira a rainha.

Não deixe que um favo irregular cause mais favos irregulares

Se você não usa cera estampada ou tem colmeia top bar isto é ainda mais critico. Com cera estampada cada quadro tem uma base onde as abelhas começam o trabalho. Mesmo assim eu endireitaria qualquer irregularidade nos favos bem depressa. As abelhas constroem favos paralelos, então sem cera estampada um mau favo dá origem a outro mau favo. Da mesma forma que um bom favo dá origem a outro bom favo. Quanto mais depressa se certificar que o último favo do qual o “próximo” vai ser construído está direito e centrado; melhor você estará pois o próximo favo vai ficar paralelo a esse. Se você tem uma colmeia top bar, certifique-se que tem alguns quadros construídos onde possa atar favos se eles ficarem tortos ou se partirem. Dessa forma você pode pelo menos ter o último favo da fila direito de novo ou, ainda melhor, todos direitos. Especialmente quando não usa cera estampada. Eu inspecionaria logo após a instalação para ter a certeza que elas estão a começar bem, os favos têm de ser começados nas barras e alinhados corretamente. Quando mais depressa se certificar, melhor será.

Se você usa cera estampada e as abelhas fazem “barbatanas” nos favos ou favos paralelos onde há espaço vazio e você não consegue lá chegar, raspe isso antes que haja criação neles. A cera não é um investimento assim tão grande como é a criação. Mantenha a colmeia limpa destes favos irregulares ou isso vai assombrar-lhe a vida por muito tempo. Com folha de plástico estampado você pode simplesmente raspar até chegar ao plástico. Com cera estampada vai necessitar de mais gentileza.

Não destrua alvéolos de troca de rainha

Os enxames em pacote muitas vezes constroem alvéolos de troca de rainha e muitas vezes destroem-nos após alguns dias, mas se for você a destruí-los arrisca-se a que o enxame fique sem rainha. Por vezes há algo de errado com a rainha que você desconhece. Assumindo que as abelhas estão enganadas e você está correto acerca da qualidade da rainha, na minha experiência, é uma má aposta.

Não entre em pânico se a rainha está morta dentro da gaiola

Não entre em pânico nem assuma que elas estão sem rainha quando recebe o pacote e vê que a rainha na gaiola está morta. É provável que exista uma rainha à solta dentro do pacote. Mesmo assim eu contataria o vendedor na mesma, entretanto instale as abelhas do pacote, volte e verifique mais tarde se não têm mesmo rainha antes de lá colocar outra rainha. Você pode simplesmente estar a condenar uma rainha à morte.

Não entre em pânico se a rainha não iniciar logo a postura

Algumas iniciam a postura logo que haja um pedaço de favo com 6mm de profundidade na colmeia. Algumas demoram até duas semanas antes de iniciarem postura. Se elas não iniciarem a postura em duas semanas então provavelmente não iniciam mesmo e é altura de entrar em pânico.

Não entre em pânico se um enxame está melhor que o outro

Há muitos fatores que contribuem para isso. Se elas têm ovos e criação então provavelmente estão bem.

Não comece só com uma colmeia

Comece com pelo menos duas. Você terá recursos para lidar com os problemas que possam aparecer.

Não alimente de forma constante

Não alimente de forma constante a pensar que elas deixam de beber o xarope quando não precisarem. Eu já vi enxames de pacotes que enxamearam quando ainda nem tinham completado a primeira caixa porque encheram tudo de xarope. Alimente até ver reservas seladas. Isto é o sinal que as abelhas colocaram parte do xarope em “armazenamento de longa duração” o que significa que elas o consideram um excedente. Se há um fluxo de néctar nesse momento, eu pararia de alimentar.

Não as incomode todos os dias

Elas podem emigrar se você as incomodar com muita frequência.

Não as abandone por muito tempo

Você vai perder a oportunidade de aprender e não se vai aperceber quando as coisas não estão corretas. Eu faria uma inspeção a elas ao fim de três ou quatro dias e depois esperava pelo menos esse tempo para as próximas visitas e tentaria não observar tudo ao detalhe. Tenha apenas uma ideia geral de como as coisas estão.

Não as fumigue demasiado

Não as fumigue demasiado quando fizer a inspeção à colmeia após a instalação do pacote. Os erros mais comuns são:
_ As pessoas têm o fumigador demasiado quente e queimam as abelhas com a sua chama, funciona como um lança-chamas.
_ As pessoas usam demasiado fumo causando pânico em vez de apenas interferir com a feromona de alarme das abelhas. Um sopro na entrada é suficiente. Outro sopro por cima se elas estiverem muito ativas também é suficiente e depois basta ter o fumigador aceso por perto.
_ As pessoas não acendem o fumigador porque pensam que o fumo chateia as abelhas, provavelmente por uma das razões já mencionadas.
_ As pessoas fumigam a colmeia e abrem-na imediatamente. Se você esperar um minuto a reação será completamente diferente. Se você faz algo que não demora muito tempo, como encher alimentadores de quadro ou algo similar é um bom plano fumigar a colmeia seguinte antes de abrir a tampa da colmeia onde está a trabalhar. Dessa forma o minuto vai passar enquanto trabalha na colmeia anterior.
_ As pessoas não fumigam porque têm a ideia que faz mal às abelhas ou não é de alguma forma natural. Só lhes aplicam no máximo um sopro ou dois de fumo por semana. As pessoas fumigam as abelhas pelo menos desde há 8000 anos pois está documentado e a razão para isso é boa. Nada funciona melhor para as acalmar.

O que fazer:

Instale-as sempre no mínimo de espaço possível

É necessário calor e humidade para criar abelhas e fazer cera. Instale-as sempre no mínimo de espaço possível que seja suficiente para o enxame e também que seja conveniente para você lhes dar. Em outras palavras, se você tem um núcleo de cinco quadros, isso é excelente. Se você não tem, então use apenas uma caixa. Sim, uma só caixa média é suficiente grande se você não tem favos puxados nos quadros. Uma caixa média de oito quadros é suficientemente grande se tiver cera puxada nos quadros. Embora não haja nada de mal, por si só, em dar-lhes mais espaço, no clima do norte (EUA), especialmente, é muito trabalho para elas e elas começam muito melhor em espaços mais pequenos. Enquanto eu provavelmente não compraria um núcleo de cinco quadros apenas para isto, eu usaria se os tivesse.

Tenha o seu equipamento pronto

Tenha o seu equipamento pronto antes das abelhas chegarem. Tenha o local escolhido e o equipamento já lá colocado. Tenha também o equipamento de proteção preparado.

Use o seu equipamento de proteção

Você tem coisas suficientes para se preocupar para além de pensar em ser ferrado pelas abelhas.

Como instalar:

Quando você tiver tudo lá, abelhas, equipamento, etc. Retire então quatro ou cinco quadros, retire a lata e a gaiola com a rainha, bata a caixa contra o chão para as abelhas se soltarem das paredes da caixa e despeje-as para dentro do núcleo ou colmeia como se fosse uma lata de óleo denso, ou como se tirasse uma palheta de dentro de uma guitarra. Incline a caixa onde as abelhas vieram para um lado e para o outro conforme necessário e quando deixarem de cair bata de novo com a caixa no chão e despeje as abelhas restantes. Quando você tiver apenas dez ou vinte abelhas restantes na caixa, coloque a caixa no chão. Pegue na gaiola da rainha, retire a rolha de cortiça da parte sem o doce (se a gaiola tiver o doce) mantenha um dedo a tapar o buraco e coloque a gaiola no fundo do núcleo ou colmeia sobre o estrado. De forma suave coloque os quadros no núcleo ou colmeia. Não os empurre para baixo pois haverá abelhas no fundo. Deixe as abelhas subir e os quadros entram no sitio sozinhos.

Se você libertar a rainha (é complicado ter a certeza que ela não vai voar) então não deixe a gaiola. Sacuda todas as abelhas de cima dela, coloque-a no bolso e leve-a para casa quando terminar. Se não o fizer as abelhas formam cacho sobre a gaiola e você acaba por ficar com um enxame sem rainha sobre a gaiola.

Os quadros bem juntos

Por uma razão desconhecida isto parece ser ignorado nos livros e causa problemas sem fim aos apicultores. Os quadros devem ser colocados bem juntos no centro da caixa. Todos os quadros pertencentes à caixa (10 para uma caixa de 10 quadros). Se você lhes der espaço a mais, as abelhas vão fazer certamente algo de estranho entre os quadros, como um favo extra ou um favo fora do lugar, ou “barbatanas” a saírem de um favo. A sua melhor prevenção para este tipo de construção “criativa” é juntar bem os quadros. Melhor ainda, reduza-os a uma largura de 32mm e coloque mais um quadro dentro da caixa.

Alimente as abelhas

Um enxame em pacote vai consumir muito alimento especialmente se não tiverem favos nem reservas. Alimente o enxame até começar a ver mel operculado ou as abelhas começarem a encher o ninho onde deveria haver criação. Verifique como estão a progredir para que tenha a certeza que as coisas estão a evoluir corretamente. É melhor descobrir as coisas mais cedo que mais tarde, especialmente coisas como favos irregulares.

Vídeos na instalação do pacote (em inglês)


Installing a package with Michael Bush Part I
Installing a package with Michael Bush Part II
Installing a package with Michael Bush Part III

Notas sobre os vídeos acima e liberando a rainha.

Para ilustrar quanta diferença faz para deixar a rainha na gaiola, no vídeo acima eu estava em New South Wales, na Austrália e as noites nunca caíram abaixo de 60° F (16° C), então pensei em cortar nossas apostas um pouco deixando a rainha em a gaiola na placa inferior. Esta é uma má ideia em que as temperaturas poderiam cair abaixo de 50° F (10° C), mas como tínhamos certeza de que não seria tão frio, decidimos fazê-lo. Na verdade, fizemos vários pacotes naquele dia e lançamos a rainha em dois deles. Um dos pacotes com a rainha confinada ainda deixava a rainha para trás na gaiola e recolhida em uma árvore. Nenhum dos que tinham as rainhas soltas. Nada é infalível

Michael Bush

email address

Todo o site Copyright 2004-2018 por Michael Bush

Bush Bees Página inicial